Direitos Humanos

Exposição traça histórico de conquistas femininas

01/03/2011 - 20:16  

A Câmara abre nesta quarta-feira (2) uma exposição em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, com o tema "5 anos da Lei Maria da Penha – Os avanços legislativos em defesa da mulher". A mostra traçará o histórico das conquistas femininas no Brasil nos últimos cem anos, segundo o chefe de museologia e museografia do Museu da Câmara, Guilherme Lima, um dos curadores da exposição.

"Reunimos um histórico de tudo que ocorreu desde a proposta da criação do Dia da Mulher até a assinatura da Lei Maria da Penha (11.340/06). Em seguida, apresentamos os projetos de lei que buscam a melhoria dessa lei, porque ainda existe muita violência, tanto no âmbito físico quanto moral", disse.

Para a deputada Rosane Ferreira (PV-PR), apesar dos avanços legais, muito ainda precisa ser feito no combate à violência contra a mulher. Segundo ela, falta infraestrutura que permita que a lei seja cumprida, como delegacias e profissionais especializados no atendimento à mulher e locais de acolhimento da mulher que precisa se afastar do lar após denunciar seu agressor.

Além de infraestrutura, Rosane Ferreira defende a necessidade de prestar atendimento também aos homens agressores, que, em muitos casos, são dependentes químicos, alcoólicos ou têm transtornos mentais.

A exposição será instalada no corredor de acesso ao plenário Ulysses Guimarães. A inauguração ocorrerá às 10h. Amanhã haverá também a reinauguração do painel das deputadas, no anexo 2 da Câmara dos Deputados.

Reportagem - Verônica Lima/Rádio Câmara
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.