Direitos Humanos

Prêmio Bertha Lutz destaca atuação de brasileiras

01/03/2011 - 20:01  

A sessão solene em homenagem às mulheres foi marcada nesta terça-feira pela entrega do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz. Trata-se de uma homenagem prestada pelo Senado a brasileiras que prestam ao País serviços relevantes na defesa dos direitos femininos e nas discussões de gênero. As cinco vencedoras do prêmio de 2011 – entre as 14 indicadas – foram Maria Liége, Chloris Casagrande, Maria José Silva, Maria Ruth Barreto e Carmem Helena Foro, além da já falecida Ana Maria Vasconcelos.

Maria Liége integra a Federação Democrática Internacional de Mulheres. Chloris Casagrande atua como pedagoga, escritora e vice-presidente da Academia Paranaense de Letras. Já Maria José da Silva conquistou reconhecimento por incentivar a criação de cooperativas de catadoras de material reciclável no Piauí.

A psicopedagoga Maria Ruth Barreto foi a primeira mulher a ser presa pelo regime militar, no Ceará, por sua atuação política. Carmem Helena Foro coordena movimentos sindicais. Finalmente, a pernambucana Ana Maria Vasconcelos, falecida em 2009, atuava no resgate de meninas e meninos em situação de vulnerabilidade social.

Nascida em 2 de agosto de 1894, Bertha Maria Júlia Lutz era filha da enfermeira inglesa Amy Fowler e do cientista e pioneiro de Medicina Tropical Adolfo Lutz. Ela foi uma das principais responsáveis pela aprovação da legislação que deu às brasileiras o direito de votar e serem votadas.

Homenagens
Além das homenageadas, a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, citou o nome de mulheres que, segundo ela, fizeram a história e iluminaram a cultura do País. "Quero homenagear todas as mulheres, mas, em especial, gostaria de prestar uma homenagem a mulheres como Lélia Abramo, que completaria 100 anos em 2011 e que, por sua militância tanto na política quanto na arte, passou por privações durante a Segunda Guerra Mundial", disse.

Ana de Hollanda citou também a importância histórica da compositora Chiquinha Gonzaga, da atriz Cacilda Becker, da cantora Clementina de Jesus, da pintora Tarsila do Amaral e de Maria da Conceição Figueiredo, mãe do sociólogo Betinho e do cartunista Henfil.

Reportagem – Noéli Nobre e Murilo Souza
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.