Direitos Humanos

Igualdade no mercado de trabalho também é meta

01/03/2011 - 19:34  

As parlamentares que participaram da sessão solene do Congresso em homenagem ao Dia Internacional da Mulher também pediram a implementação de políticas que facilitem a entrada da mulher no mercado de trabalho, o que contribuiria para reduzir a pobreza e a miséria no País.

Entre as propostas prioritárias para atingir esse objetivo estão o Projeto de Lei 6653/09, que prevê ações para garantir a igualdade entre mulheres e homens nas oportunidades de emprego, e a Proposta de Emenda à Constituição 30/07, que amplia de 120 para 180 dias a licença-maternidade de todas as trabalhadoras, urbanas ou rurais, que contribuam com a Previdência Social. Atualmente, a licença-maternidade de 180 dias vale para funcionárias de empresas que optaram pelo Programa Empresa Cidadã e para servidoras da administração pública.

A deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP) disse ainda que o Estado deve ampliar a oferta de serviços, como creches, restaurantes e lavanderias comunitárias, que permitam às mulheres se afastar momentaneamente do lar para se dedicar ao trabalho.

Para aumentar as chances no mercado de trabalho, a deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO) defendeu investimentos na educação e a valorização dos professores, categoria composta em sua maioria por mulheres. “É na escola que vamos garantir a formação de um novo cidadão”, afirmou. Para a deputada Flávia Morais (PDT-GO), por sua vez, não é justo que as mulheres sejam maioria nas universidades e recebam salários menores que os dos homens.

Reportagem - Noéli Nobre e Murilo Souza
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 30/2007

Íntegra da proposta