Direitos Humanos

Ministra participa de reunião sobre erradicação do trabalho escravo

03/02/2011 - 09:15  

A ministra Maria do Rosário, da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, participa hoje de reunião da Frente Parlamentar Mista pela Erradicação do Trabalho Escravo e da Frente Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo. A reunião integra a programação da Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo.

A programação foi aberta na última quinta-feira (27), com a realização de audiências e debates em várias cidades. O vice-presidente da Frente Parlamentar pela Erradicação do Trabalho Escravo, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), explicou que o objetivo é conscientizar a sociedade e órgãos de fiscalização do poder público que o trabalho escravo ainda existe no Brasil.

Para erradicar o trabalho escravo no país, segundo o senador, é necessário adotar medidas punitivas para empregadores que utilizam esse tipo de mão de obra. O senador defende a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição contra o Trabalho Escravo (438/01). A PEC foi aprovada pelo Senado e, na Câmara, aguarda votação em segundo turno.

Convidados
Participarão da reunião:
- o subprocurador do Trabalho Luís Antônio Camargo, que fará palestra sobre a importância da PEC que tramita no Congresso;
- Leonardo Sakamoto, representante da organização não-governamental Repórter Brasil, que fará um panorama do trabalho escravo no Brasil; e
- Luiz Machado, representante da Organizaão Internacional do Trabalho, que fará um balanço do combate do trabalho escravo no país.

A reunião está marcada para as 9h30 na sala 2 da ala Nilo Coelho do Senado.

Da Redação/PCS
Com informações da Agência Senado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 438/2001

Íntegra da proposta