Direitos Humanos

Delegacias do Rio registram homofobia como motivo de violência

24/11/2010 - 16:08  

O superintendente de Direitos Individuais e Coletivos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, Cláudio Nascimento, relatou que, de junho do ano passado até agora, foram registrados 32 assassinatos da população LGBT somente no estado. Somados todos os tipos de agressão, foram realizadas 776 ocorrências.

Conforme relatou o superintendente, desde aquela data, o Rio começou a utilizar a homofobia como motivo presumido de violência, com o objetivo de ter estatísticas oficiais sobre esse tipo de crime. O sistema, relatou, foi implantado em 132 delegacias do estado.

Segundo Nascimento, os dados obtidos no estado permitem fazer uma projeção, que estima que o número de casos de discriminação da população LGBT está entre 10 e 12 mil no País.

Cláudio Nascimento participa do seminário Assassinatos praticados contra a população LGBT, organizado pelas comissões de Direitos Humanos e Minorias; e de Legislação ParticipativaCriada em 2001, tornou-se um novo mecanismo para a apresentação de propostas de iniciativa popular. Recebe propostas de associações e órgãos de classe, sindicatos e demais entidades organizadas da sociedade civil, exceto partidos políticos. Todas as sugestões apresentadas à comissão são examinadas e, se aprovadas, são transformadas em projetos de lei, que são encaminhados à Mesa Diretora da Câmara e passam a tramitar normalmente., que ocorre no plenário 9.

Continue acompanhando a cobertura desse seminário.

Reportagem - Maria Neves
Edição - Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.