Direitos Humanos

Mães de vítimas pedem lei que criminalize a homofobia

24/11/2010 - 15:19  

Mães de jovens vítimas de violência devido à homofobia pediram há pouco a aprovação de uma lei que criminalize esse tipo de preconceito. Angélica Ivo, mãe de Alexandre Ivo, jovem de 14 anos assassinado no Rio de Janeiro no início deste ano, argumentou que “ninguém tem de tolerar ninguém, tem é que conviver bem com a diversidade, com respeito à vida. Algo emergencial deve ser feito."

Viviane Marques, mãe de Douglas Marques, baleado no Parque Garota de Ipanema no dia 14, segundo disse, por militares, também defende a aprovação de uma lei específica contra a homofobia. “As pessoas têm que ter liberdade de ser quem são, e tá complicado ser livre neste País”, sustentou.

As duas mulheres participam do seminário Assassinatos praticados contra a população LGBT, organizado pelas comissões de Direitos Humanos e Minorias; e de Legislação ParticipativaCriada em 2001, tornou-se um novo mecanismo para a apresentação de propostas de iniciativa popular. Recebe propostas de associações e órgãos de classe, sindicatos e demais entidades organizadas da sociedade civil, exceto partidos políticos. Todas as sugestões apresentadas à comissão são examinadas e, se aprovadas, são transformadas em projetos de lei, que são encaminhados à Mesa Diretora da Câmara e passam a tramitar normalmente., que ocorre no plenário 9.

Continue acompanhando a cobertura desse seminário.

Reportagem - Maria Neves
Edição - Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.