Direitos Humanos

Câmara sedia exposição sobre o Holocausto

16/03/2010 - 11:01  

A Câmara sedia, a partir de hoje, a exposição "Holocausto Nunca Mais", composta por 52 painéis com fotos, textos e documentos que retratam os campos de concentração nazistas durante a 2a Guerra Mundial. A mostra poderá ser visitada até o dia 26 de março, na sala de exposições do Edifício Principal da Câmara.

A exposição, organizada pelo Espaço Cultural da Câmara, é uma iniciativa do deputado Marcelo Itagiba (PSDB-RJ), autor da proposta (PL 987/07) que prevê prisão de até três anos para quem negar o Holocausto.

De acordo com ele, o objetivo é contribuir para a divulgação e o debate sobre o Holocausto e "não permitir que o mundo esqueça a maior tragédia sofrida pelo povo judeu".

Irã
A mostra inclui também registros da perseguição dos bahá’ís no Irã, que o deputado classifica como uma “nova tragédia da humanidade”. Desde a Revolução Islâmica (1979), há denúncias de execução em massa e de intolerância contra os seguidores do movimento no país, onde ainda vivem cerca de 300 mil adeptos.

Religião monoteísta fundada em 1844, o bahá’í reúne 6 milhões de seguidores no mundo e defende a unidade das religiões e a igualdade dos sexos. No Irã, onde o movimento é considerado uma “seita desvirtuada”, os seguidores são impedidos de praticar sua fé.

Há relatos, negados pelo governo iraniano, de que os bahá’ís são proibidos de ocupar cargos públicos, frequentar universidades e tirar passaportes no país.

Sobrevivente
O evento de abertura da mostra terá a participação do escritor e jornalista polonês Ben Abraham, sobrevivente dos campos de concentração durante a ocupação nazista da Polônia.

Abraham, de 85 anos, é naturalizado brasileiro e já publicou 15 livros relacionados ao Holocausto. Atualmente, é vice-presidente da Associação Mundial de Sobreviventes do Nazismo.

Matéria atualizada em 16/03.

Da Redação/PT

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 987/2007

Íntegra da proposta