Direitos Humanos

Projeto exige participação de menor em processo de emancipação

12/12/2008 - 09:43  

A Câmara analisa um projeto de lei apresentado pelo deputado Walter Brito Neto (PRB-PB) que modifica o processo de emancipação voluntária de menores de idade por seus pais. Pela proposta (PL 4082/08), o jovem deverá concordar com a emancipação - exigência que não existe hoje no Código Civil (Lei 10.406/02).

Atualmente, a legislação define que a emancipação poderá ser feita por concessão dos pais, ou de um deles na falta do outro, mediante instrumento público, independentemente de homologação judicial, ou por sentença do juiz, ouvido o tutor, se o menor tiver 16 anos completos.

Brito Neto argumenta que, da forma como está, a emancipação é um ato unilateral.
"Sugerimos a alteração para que não se coloque em dúvida a intenção dos pais, nem se alegue que a emancipação está sendo feita para que se livrem da obrigação de sustento do filho", explica o deputado.

Outras hipóteses
O Código Civil define que, a partir dos 18 anos, as pessoas ficam habilitadas à prática de todos os atos da vida civil. Além de hipótese de emancipação tratada por Brito Neto em seu projeto, a legislação define outras quatro: casamento; exercício de emprego público efetivo; colação de grau em curso de ensino superior; e estabelecimento civil ou comercial, ou pela existência de relação de emprego, desde que, em função deles, o menor com 16 anos completos tenha economia própria.

Tramitação
Sujeita à apreciação conclusiva pelas comissões, a proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovada, seguirá direto para o Senado Federal.

Notícias anteriores:
Câmara aprova revisão periódica de interdição judicial de pessoas
Guarda compartilhada aprovada pela Câmara vira lei
Câmara aprova guarda compartilhada de filhos

Reportagem - Cid Queiroz
Edição - Maristela Sant´Ana

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4082/2008

Íntegra da proposta