Direitos Humanos

Idosos poderão ter prioridade no desembarque de ônibus

28/10/2008 - 10:02  

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 4057/08, do deputado Leonardo Vilela (PSDB-GO), que assegura a prioridade e a segurança do idoso nos procedimentos de embarque e desembarque nos veículos do sistema de transporte coletivo. Segundo a proposta, o idoso poderá escolher se desembarca na porta da frente ou na de trás. O projeto altera o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03), que garante a prioridade apenas no embarque.

O parlamentar afirma que, nos centros urbanos mais populosos, os idosos são forçados, por não pagarem entrada, a desembarcar pela mesma porta de embarque dos ônibus, em geral a da frente. "Nessas circunstâncias, a segurança do idoso fica comprometida, pelo fato de ser submetido à concorrência com o embarque simultâneo de outros passageiros, que são, em geral, mais jovens", diz.

O deputado ressalta que, mesmo com a extensão do benefício à saída do idoso, é importante deixar que ele escolha qual porta será melhor para desembarcar para poupá-lo da possível competição com outros usuários, principalmente em horários de pico. Para o deputado, a medida é necessária porque parte da população usuária do transporte coletivo não respeita o direito de prioridade do idoso.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Proposta prevê transporte intermunicipal grátis para idoso
Câmara aprova preferência para idoso na restituição do IR
Câmara aprova reserva maior de moradia popular para idosos
Comissão aprova prioridade para idoso abrir empresa
Idosos poderão ter 50% de desconto em passagens aéreas
Proposta facilita atendimento de idosos em hospitais

Reportagem - Adriana Resende/ RCA
Colaboração - Rayane Mello

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4057/2008

Íntegra da proposta