Direitos Humanos

Proposta exige que delegacias da mulher funcionem ininterruptamente

16/10/2008 - 10:21  

O Projeto de Lei 3901/08, em tramitação na Câmara, determina que as delegacias de polícia especializadas no atendimento à mulher funcionem 24 horas por dia, sete dias por semana. Hoje, o horário de funcionamento das delegacias da mulher depende das Secretarias de Segurança de cada estado.

A autora da proposta, deputada Sueli Vidigal (PDT-ES), cita estatísticas segundo as quais uma mulher é vítima de violência a cada 15 segundos. Na maioria dos casos, o agressor é o próprio cônjuge ou companheiro, mas é baixíssima a quantidade de mulheres que denunciam as agressões. "Faz-se necessário, portanto, oferecer serviços ininterruptos de atenção à mulher vitimada, de forma a demonstrar que esse tipo de violência não será mais tolerado e que se constitui em atentado aos direitos humanos e obstáculo ao desenvolvimento e à consolidação plena da democracia brasileira", disse ela.

Central de Atendimento
Atualmente, a Central de Atendimento à Mulher (telefone 180) funciona ininterruptamente. De qualquer telefone (público, fixo ou celular), a qualquer hora e de qualquer lugar do País, mulheres e homens podem ligar pedindo ajuda ou denunciando a violência.

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Câmara aprova centros de atendimento a vítimas de estupro
Violência contra mulher poderá ser crime de tortura
Câmara aumenta rigor contra crimes sexuais
Bancada feminina elege Lei Maria da Penha como prioridade

Reportagem - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
WS

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3901/2008

Íntegra da proposta