Direito e Justiça

Em pouco mais de um mês, comunidade virtual do CPC já tem quase 12 mil acessos

10/11/2011 - 17:16  

Reinaldo Ferrigno
Audiencia Publica: Processo de execução - dep. Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA)
A polêmica sobre os honorários não surpreendeu o relator, Sérgio Barradas Carneiro.

Desde a inauguração, há pouco mais de um mês, a comunidade virtual do novo Código de Processo Civil no portal e-Democracia já recebeu mais de 11,5 mil acessos.

 O presidente da comissão especial do novo CPC (PL 8046/10), deputado Fabio Trad (PMDB-MS), comemora a participação popular. “Pelo entusiasmo dos integrantes do colegiado, dos consultores e dos juristas, vamos chegar facilmente aos 30 mil acessos até o final do ano”, estima.

Além da consulta pública ao projeto em análise pela Câmara, a comunidade virtual também transmite ao vivo as reuniões do colegiado, com os comentários dos internautas por meio de bate-papos. Até agora, já foram realizadas 229 sugestões ao texto e o e-mail da comissão recebeu outras 98 contribuições.
Todas as manifestações dos internautas são analisadas pelo grupo de juristas que auxilia a comissão. O diretor da Escola de Direito de Campo Grande, Sérgio Muritiba, explica que os especialistas verificam se as propostas são viáveis ou se já foram integradas ao texto, e preparam um relatório para que os deputados tomem a decisão final.
Muritiba ressalta que o e-Democracia tem sido ferramenta para participação de vários setores da sociedade. “Recebemos sugestões não apenas da comunidade jurídica, mas do povo em geral, qualquer que seja a profissão”, informa.

Honorários

O ponto do novo CPC que tem causado mais polêmica entre os internautas é o artigo que trata dos honorários advocatícios. O projeto fixa limites para os honorários, o que não existe na lei atual, e estabelece que a verba tem caráter alimentício, o que dá maior garantia ao pagamento.
Os internautas reivindicam que os honorários sejam divididos com as partes e que também sejam pagos aos advogados públicos, entre outros comentários. A maior participação popular nesse dispositivo não surpreende o relator da proposta, deputado Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA), que defende o texto do projeto. “As pessoas, às vezes, têm desconfiança em relação aos advogados. Estabelecer percentuais, impedir a compensação e determinar o caráter alimentar dos honorários não é nenhum absurdo, porque o advogado vive do que tece”, diz.

Conferências

Além da participação virtual, a comissão especial do novo CPC também tem realizado conferências estaduais. Até o momento, foram feitos eventos em Recife, Salvador, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Estão programadas mais sete conferências, em João Pessoa, Campo Grande, São Paulo, Manaus, Porto Alegre, Fortaleza e Cuiabá.

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 8046/2010

Íntegra da proposta