Direito e Justiça

Tramitação direta de inquéritos entre PF e MP poderá acabar

14/01/2010 - 10:03  

Luiz Xavier
Marcelo Itagiba: norma do Conselho da Justiça Federal extrapola legalidade e fere prerrogativa do Congresso Nacional.

Tramita na Câmara o Projeto de Decreto Legislativo 1668/09, deputado Marcelo Itagiba (PMDB-RJ), que susta os dispositivos da Resolução 63/09, do Conselho da Justiça Federal, que estabelecem a tramitação direta dos inquéritos policiais entre a Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MP). Pela resolução, esse tipo de procedimento poderá ocorrer sempre que houver pedido de prorrogação de prazo para a conclusão das investigações policias.

Itagiba afirma que a resolução "extrapola a legalidade” e foi “editada abusivamente pelo Poder Judiciário, em detrimento das competências constitucionais do Congresso".

Competência privativa
O deputado lembra que a Constituição determina que legislar sobre direito processual é competência privativa da União. "E cabe ao Congresso Nacional dispor sobre todas as matérias de competência da União", acrescenta.

O projeto também invalida o Procedimento de Controle Administrativo 599, em que, conforme Itagiba, o Conselho Nacional de Justiça julgou legal decisão da Corregedoria-Geral de Justiça do Paraná que estabeleceu a tramitação direta dos inquéritos policiais entre a Polícia Judiciária e o Ministério Público, sem necessidade de intermediação do Poder Judiciário, a não ser para o exame de medidas cautelares.

Tramitação
O projeto será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votado pelo Plenário.

Reportagem - Maria Neves
Edição - Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PDC 1668/2009

Íntegra da proposta