Consumidor

Projeto torna obrigatório alerta sobre riscos da tecnologia 3D à saúde

19/10/2011 - 16:29  

Brizza Cavalcante
Décio Lima
Décio Lima: a população deve ser informada com rapidez sobre os riscos do 3D.

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 1886/11, do deputado Décio Lima (PT-SC), que torna obrigatório o alerta sobre a possibilidade de danos à saúde causados pela utilização da tecnologia 3D. O alerta deverá ser transmitido pelas salas de cinema, empresas que produzem e comercializam aparelhos de televisão, computadores e outros equipamentos que utilizam essa tecnologia.

Segundo o autor, os espectadores com histórico familiar de epilepsia ou derrame, mulheres grávidas, idosos, portadores de doenças graves e pessoas que não tenham dormido adequadamente ou que estejam sob efeito do álcool apresentam maior suscetibilidade aos prejuízos possivelmente causados pela tecnologia. O deputado ressalta ainda que os problemas de saúde podem afetar mais facilmente crianças e adolescentes.

“Entendemos que a população brasileira deve ser informada com rapidez, visto que se trata de tecnologia ainda incipiente em nosso mercado, mas que já começa a se difundir e poderá em breve tornar-se opção preferencial dos consumidores”, afirma.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será examinada pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Oscar Telles
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1886/2011

Íntegra da proposta