Consumidor

Comissão aprova gratuidade de água em aviões, trens, ônibus e navios

31/08/2011 - 12:30  

Brizza Cavalcante
Dimas Ramalho
Ramalho: algumas empresas só dão água para quem está passando mal.

A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou nesta quarta-feira o Projeto de Lei 838/11, do deputado Felipe Bornier (PHS-RJ), que obriga as empresas aéreas a fornecer água gratuitamente aos passageiros.

O projeto original restringia essa obrigação às companhias brasileiras, mas uma emenda do relator, deputado Dimas Ramalho (PPS-SP), ampliou o alcance da medida a todas as empresas que operem vôos com origem ou destino no Brasil. Também foi aprovada uma emenda do deputado José Carlos Araújo (PDT-BA) que estende a obrigatoriedade aos outros meios de transporte – trens, ônibus e barcos, exceto em viagens urbanas.

Bornier argumenta que impor barreiras ao acesso a água potável atenta contra a dignidade da pessoa humana e, portanto, afronta um dos fundamentos da Constituição. Ele concorda com a cobrança por comida e outras bebidas, mas diz que essa prática não pode ser estendida à água.

O relator afirma que, em algumas empresas, o passageiro só recebe água de graça se estiver passando mal. “Se precisar apenas ingerir um remédio, ganha ‘dois dedos’ de água, e os demais estão pagando por ela”, acrescenta.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Da Redação/WS

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 838/2011

Íntegra da proposta