Consumidor

Prazo de cartão para celular pré-pago pode ser de 2 anos

22/02/2008 - 12:04  

O Projeto de Lei 2400/07, do deputado Moreira Mendes (PPS-RO), proíbe as empresas operadoras de telefonia celular de limitar o tempo de utilização dos cartões pré-pagos. Conforme a proposta, somente 24 meses após a utilização do cartão o usuário poderá ser obrigado a adquirir novos créditos, sob pena de perda da linha pré paga.

Atualmente, os cartões valem por 180 dias. Após esse período, com a compra de novos créditos, aqueles que expiraram pelo tempo devem ser revalidados. "A exigência de curtos prazos para a utilização dos cartões, sob pena de perda de linha, é um mecanismo de pressão odioso que vem sendo praticado contra os hipossuficientes", diz o autor.

Domínio dos pré-pagos
De acordo com relatório da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a comunicação móvel ultrapassou o número de linhas telefônicas fixas no País. Entre os usuários, oito em cada dez optaram pela modalidade pré-paga, que não demanda a existência de contas nem de assinatura básica, razões que possibilitam maior controle dos usuários nos gastos com telefonia. Essa é a razão pela qual se tornou a modalidade preferida dos usuários de menor poder aquisitivo.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo , será analisada pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Vania Alves
Edição - José Carlos Oliveira

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2400/2007

Íntegra da proposta