Ciência, tecnologia e Comunicações

TV Câmara inaugura canal digital aberto em Porto Alegre

18/10/2012 - 18:38  

Divulgação
Comunicação- Rádio e TV - TV DIGITAL
TV Câmara pode ser sintonizada no Rio Grande do Sul pelo canal 61.1, em aparelhos com conversor digital.

Nesta segunda-feira (22), será inaugurada oficialmente a transmissão da TV Câmara em sinal aberto e gratuito no Rio Grande do Sul. A cerimônia ocorrerá na Assembleia Legislativa do estado, em Porto Alegre.

A capital gaúcha é a quinta a transmitir o canal digital aberto da TV Câmara. Também há estações em Brasília, Fortaleza, Belo Horizonte e São Paulo. Com isso, a TV Câmara passa a atingir um público potencial de 30 milhões de telespectadores.

A expansão do sinal é possível graças à Rede Legislativa de TV Digital, uma iniciativa da Câmara que prevê a partilha de custos entre o Congresso, as assembleias legislativas e as câmaras municipais para a instalação e a manutenção dos equipamentos de transmissão digital nas capitais.

A tecnologia digital permite a transmissão de até quatro programas simultaneamente no mesmo canal, a chamada multiprogramação. Dessa forma, as programações da TV Câmara, da TV Senado, da TV da Assembleia Legislativa e da TV da Câmara Municipal podem compartilhar o mesmo canal.

No Rio Grande do Sul, é possível assistir às emissoras legislativas pelos canais 61.1 (TV Câmara), 61.2 (TV Senado) e 61.3 (TV Assembleia). Para sintonizar os canais, o cidadão precisa ter um conversor para TV digital (set top box) ou uma TV com conversor integrado.

EDUARDO GOMES CH 20120314
Eduardo Gomes: há um esforço para ampliar a Rede Legislativa no País.

Ampliação
O 1º secretário da Mesa Diretora, deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO), afirmou que há um esforço para ampliar a Rede Legislativa no País. "Essa Mesa Diretora, sob a coordenação do presidente Marco Maia, e a Secom [Secretaria de Comunicação da Câmara] têm feito um trabalho intenso de ampliação do sinal, de digitalização e de melhor qualidade da TV Câmara no Brasil inteiro."

As próximas capitais a transmitir a TV Câmara serão Goiânia (GO), Palmas (TO), Cuiabá (MT) e Vitória (ES). Em seguida, Recife (PE), Rio Branco (AC), Natal (RN) e Curitiba (PR) passarão a integrar a Rede Legislativa de TV Digital.

Parceria com municípios
A Câmara dos Deputados também vai identificar câmaras municipais que estejam interessadas em aderir ao projeto para solicitar novas autorizações de canais ao Ministério das Comunicações. O objetivo é ampliar o sinal da TV Câmara e das TVs legislativas para que cada cidadão brasileiro possa acompanhar diretamente os trabalhos do Parlamento, ampliando a transparência e a participação popular no Poder Legislativo.

As câmaras municipais de Jaú, Barretos e Ribeirão Preto, cidades do interior de São Paulo, estão prontas para inaugurar suas operações, só aguardando autorização final do Ministério das Comunicações.

Reportagem – Geórgia Moraes/Rádio Câmara
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.