Ciência, tecnologia e Comunicações

Portal da Câmara dos Deputados oferece serviço de pesquisa multimídia

02/08/2012 - 18:20  

O cidadão que precisar pesquisar na internet como está o andamento de projetos em análise na Câmara vai ter acesso mais fácil a várias informações relacionadas às propostas, inclusive a reportagens e debates sobre elas. Tudo em apenas uma tela, apresentado de forma simples.

O novo recurso, chamado Proposição Multimídia, está inserido em um conjunto de ações da Câmara voltadas para a cidadania, com base no princípio da transparência.

O site da Câmara já possui diversas informações sobre os projetos que estão sendo analisados pelos deputados. Essas informações, no entanto, estão espalhadas pelo portal, o que obriga o usuário a fazer diversas buscas.

Com o Proposição Multimídia, o acesso a esses dados passa a ser feito de forma direta, tornando desnecessária a navegação por uma série de páginas.

O servidor da Câmara Cristiano Ferri, doutor em Democracia Eletrônica, explica que foi feita uma simulação para atender as pesquisas realizadas pelo cidadão comum. “Por exemplo, para ter acesso ao projeto do Marco Civil da Internet (PL 2126/11), normalmente o cidadão quer, primeiro, conhecer a tramitação desse projeto. Ele gasta alguns minutinhos pesquisando a tramitação do projeto. Em seguida, ele vai querer ter acesso aos discursos dos deputados em relação àquele projeto. Então ele teria de ir a outra área do portal, fazer outra pesquisa e gastar mais um bom tempo fazendo essa pesquisa. Se ele quisesse ter acesso também aos vídeos das sessões das comissões e do Plenário, para acompanhar como foi aquela discussão, ele teria de fazer outra pesquisa. A Proposição Multimídia coloca tudo em uma tela e, mediante apenas uma pesquisa, o cidadão poder ter acesso a essas informações."

Existem aproximadamente 16 mil proposições em análise na Câmara. Cristiano Ferri destaca que, por enquanto, nem todas vão ter as diversas ferramentas do Proposição Multimídia.

Para acessar as informações sobre os projetos, explica Ferri, que o jeito mais fácil é você acessar o portal da Câmara, o www.camara.gov.br. “O primeiro item da página é a pesquisa de proposições. Tendo o número, fica muito fácil. Não tendo, pelo assunto também se pode buscar o projeto. Uma vez acessando aquele primeiro link da pesquisa, você tem acesso a todas essas informações."

Na chamada "ficha de tramitação" do projeto, também estão listados os canais de interação oferecidos pela Câmara para que o cidadão opine e dê sugestões sobre os temas em debate. Entre eles, os fóruns de discussão do portal e-Democracia, as enquetes promovidas pela Agência Câmara e as consultas realizadas por meio do telefone 0800 619 619.

Reportagem - Renata Tôrres
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2126/2011

Íntegra da proposta