Ciência, tecnologia e Comunicações

TV Câmara amplia transmissões em canal aberto

11/04/2012 - 15:41  

Luiz Alves
1ª Vice-presidente Rose de Freitas
A vice-presidente Rose de Freitas assinou acordos.

A TV Câmara deu mais um passo rumo à expansão do seu sinal para todo o País em canal aberto. Foram assinados, nesta quarta-feira (11), acordos com presidentes de câmaras municipais do interior do estado de São Paulo para a instalação da Rede Legislativa de TV digital em suas cidades. Ao todo, mais 26 municípios receberão as transmissões a partir do segundo semestre.

Criada em 2006, a rede usa o recurso da multiprogramação para disponibilizar aos telespectadores, pelo canal 61, a programação da TV Câmara, da TV Senado e da TV da assembleia legislativa estadual. A quarta programação é a das câmaras municipais — que no caso da grande São Paulo, por exemplo, estará em operação em maio. Hoje, as TVs das câmaras municipais dependem de canais fechados ou de antenas parabólicas.

Transparência
Segundo a 1ª vice-presidente da Câmara dos Deputados, deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), a transparência alcançada pela Rede Legislativa vai possibilitar que a população participe mais do processo de elaboração de leis: "A cidade vai começar a conviver com os acontecimentos da câmara municipal e com aquilo que a Câmara e o Executivo estão fazendo na vida do cidadão.”

Rose de Freitas ressaltou que as transmissões de TV serão importantes para as câmaras municipais: “O vereador não vai mais ficar isolado. Há cidades em que a câmara municipal se reúne uma vez por mês, e ela vai ter que se reunir mais, discutir mais os problemas, para não ficar no ostracismo político."

Para o líder do governo na Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), a rede de TV digital amplia a visão dos cidadãos sobre o Legislativo. "Muitas vezes as pessoas ficam sabendo pela mídia, que nem sempre consegue informar exatamente o que acontece. Muitas vezes há um viés que não é factual, e sim analítico.

Portanto, é uma maneira de acabar com tanta intermediação; as pessoas terão a oportunidade de fazer o seu próprio julgamento ao acompanhar as atividades do Legislativo", explicou.

O presidente da câmara do município de Caraguatatuba (SP), Wilson Gobetti, resumiu a importância dos acordos: "Quem tem a ganhar realmente é a população, que certamente terá informações importantes chegando em tempo real. "

Até maio, serão inauguradas as operações da Rede Legislativa de TV digital em Belo Horizonte, Porto Alegre e Fortaleza.

Reportagem – Sílvia Mugnatto/Rádio Câmara
Edição – João Pitella Junior

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.