Ciência, tecnologia e Comunicações

Câmara e Senado firmam parceria para implantação de TV digital nos estados

Acordo prevê a transmissão simultânea, em sinal aberto e gratuito, da programação da TV Câmara e da TV Senado em 22 capitais.

15/03/2012 - 14:19  

O presidente da Câmara, Marco Maia, e o presidente do Senado, José Sarney, assinaram nesta quinta-feira (15) acordo de cooperação para implantar canais digitais abertos e gratuitos da TV Câmara e da TV Senado nos estados. O documento prevê o compartilhamento dos transmissores digitais instalados, o que reduzirá os custos de expansão do sinal das emissoras.

Senado/ Jonas Pereira
Câmara - Presidente Marco Maia - Marco Maia e José Sarney assinam Convênio de parceria para TV Digital
Sarney (E) e Marco Maia assinam parceria para expansão dos canais digitais.

Segundo Marco Maia, a ampliação do sinal faz cumprir a missão de informar o cidadão sobre os temas discutidos no Parlamento. “A política é responsável pelas principais decisões que alteram o dia a dia e o cotidiano da vida do nosso povo.”

Sarney, por sua vez, disse que as duas emissoras vão dar preferência às parcerias com as assembleias legislativas. "Estamos estendendo ao território brasileiro, a todos os cidadãos do País, a possibilidade de acesso à nossa televisão, agora em uma tecnologia muito mais avançada, que é a digital, e ao mesmo tempo tendo a internet com vários canais à disposição."

A cerimônia de assinatura ocorreu no gabinete da Presidência do Senado.

Transmissão simultânea
Na primeira etapa de vigência do acordo, que vai até 2013, a Câmara se compromete a implantar o sinal de sua TV em 11 capitais; e o Senado, em outras 11. O acordo estabelece que os canais instalados por uma das Casas legislativas vão ceder à outra Casa, sem ônus, uma faixa de programação (subcanal). Isso permitirá a transmissão simultânea (em um mesmo canal) da programação da TV Câmara e da TV Senado nas 22 capitais.

A TV Câmara instalará estações em São Paulo (já em operação), Porto Alegre, Fortaleza, Belo Horizonte, Salvador, Florianópolis, Cuiabá, Vitória, Palmas, Goiânia e Recife. Já a TV Senado implantará estações em Belém, São Luís, João Pessoa, Maceió, Campo Grande, Rio de Janeiro, Curitiba, Macapá, Manaus, Boa Vista e Teresina.

Os canais digitais serão implantados por meio de convênios com as assembleias legislativas e formarão a Rede Legislativa de TV Digital. As emissoras das assembleias estaduais também receberão um subcanal – a tecnologia da TV digital permite transmitir até quatro subcanais, ou programações diferentes, em um mesmo canal.

Novos canais
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, autorizou na quarta-feira (14) a operação de 59 novos canais digitais pela TV Câmara.

A implantação dos novos canais seguirá o seguinte cronograma:
- Ribeirão Preto, Barretos e Jaú: março de 2012;
- Porto Alegre, Fortaleza e Belo Horizonte: abril de 2012;
- Palmas, Goiânia, Cuiabá e Vitória: agosto de 2012.

Também no primeiro semestre, está prevista a inauguração de operações da TV em Lavras, Sete Lagoas, Pouso Alegre, Jacareí, Bauru, São Carlos, Tupã, Campinas e Ourinhos.

Ainda em março, deverão ser assinados acordos de cooperação técnica com as câmaras municipais das seguintes cidades mineiras: Divinópolis, Montes Claros, Uberlândia e Uberaba.

A TV Câmara também terá parceria com os seguintes municípios paulistas: Santos, Guarujá, Valinhos, Sorocaba, Presidente Prudente, Americana, Araras, Bragança Paulista, Atibaia, Votorantim, Franca, Araraquara, Limeira, São José do Rio Preto, São Carlos, Praia Grande, Piracicaba, Penápolis, Mogi das Cruzes, Jundiaí, Itu, Cubatão, Marília, Caraguatatuba, Botucatu e Assis.

Da Redação/PT

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.