Ciência, tecnologia e Comunicações

TV Câmara amplia transmissões em sinal aberto

10/11/2011 - 17:57  

Gustavo Lima
Sueli Navarro Garcia (secretária de Comunicação Social da Câmara dos Deputados))
Sueli Navarro: objetivo é levar o sinal aberto e gratuito de TV aos cidadãos.

A TV Câmara será transmitida em sinal aberto para municípios do Sudeste, graças a acordo de cooperação assinado nesta quinta-feira pela Câmara dos Deputados com 10 câmaras municipais do interior de São Paulo e de Minas Gerais.

A multiprogramação da Rede Legislativa, que inclui conteúdos da TV Câmara e das TVs de assembleias e câmaras municipais, em breve estará em sinal aberto nas residências das cidades paulistas de Jacareí, Ribeirão Preto, Barretos, Tupã, São Carlos, Jaú e Bauru. As mineiras Lavras, Pouso Alegre e Sete Lagoas também vão compartilhar os conteúdos.

“Esse é um desejo muito antigo. Desde 2006, trabalhamos para levar a todo cidadão o sinal aberto e gratuito da TV Câmara. Esse é o primeiro passo para chegar aos municípios, e já estamos em alguns estados. Em São Paulo, já temos o sinal aberto de televisão”, informou a secretária de Comunicação da Câmara, jornalista Sueli Navarro.

Brasília também conta com o canal digital em sinal aberto, e já foram firmados convênios com as TVs assembleias em Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE) e Belo Horizonte (MG). Em 2012, as parcerias devem incluir sinais digitais em Salvador (BA), Florianópolis (SC), Vitória (ES), Manaus (AM) e Rio de Janeiro (RJ).

Otimização
Uma das grandes vantagens da parceria é o custo. “Essas câmaras municipais gastariam os mesmos recursos para transmitir analogicamente. Com o sinal digital, teremos a TV Câmara, TV Assembleia e TV Câmara Municipal num mesmo transmissor, pelo mesmo custo que há dois ou três anos se teria só para uma emissora”, explicou a gerente do projeto de TV digital da TV Câmara, Evelin Maciel.

O 1º secretário da Câmara, deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO), ressaltou que a TV Câmara “é um instrumento de garantia de boa divulgação do mandato parlamentar, mas também de garantia da população”. Por isso, segundo ele, a emissora deve sempre receber estímulos da Mesa Diretora.

O presidente da Câmara Municipal de Pouso Alegre, vereador Moacir Franco, também destacou o papel das TVs legislativas para garantir a transparência: “A sociedade pode conhecer o trabalho dos políticos e ao mesmo tempo ajudá-los e, junto com eles, participar do desenvolvimento e crescimento da região, da cidade, do município, do estado e do nosso País.”

As consignações de TV digital devem sair apenas na próxima semana, quando o Ministério das Comunicações definirá a destinação do uso de cada canal. De qualquer maneira, como a assinatura do acordo já foi feita a licitação dos transmissores pode ser garantida neste ano, já que as câmaras municipais parceiras têm recursos para investir ainda em 2011.

Acesso
A TV Câmara pode ser assistida em todo o País por meio de antenas parabólicas e de TV por assinatura. Para assistir em sinal digital, acesse o canal 61 em São Paulo e no DF.

Reportagem – Sandra Amaral/TV Câmara
Edição – Fernanda de Bretanha

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.