Ciência, tecnologia e Comunicações

Presidente da Telebrás diz que renegociou banda larga superfaturada

20/09/2011 - 15:50  

O presidente da Telebrás, Caio Bonilha, afirmou há pouco que a empresa segue as regras do Tribunal de Contas da União (TCU) e renegociou os valores considerados superfaturados para aquisição de equipamentos e sistemas de fibra ótica para o Programa Nacional de Banda Larga. Ele lamentou que os fornecedores não tenham aceitado os preços propostos pelo TCU na região norte do país, onde a concorrência foi cancelada.

"Essa é uma das regiões que mais precisaria do serviço de banda larga", disse Bonilha, durante audiência da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática para obter esclarecimentos sobre denúncia de superfaturamento de R$ 43 milhões em licitação feita pela Telebrás para compra de equipamentos e sistemas de fibras ópticas de contratos do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL).

Bonilha afirmou ainda que a empresa usa pregão eletrônico nas licitações e privilegia a indústria nacional. Segundo ele, numa iniciativa inédita, todo projeto de engenharia foi desenvolvido na própria Telebrás. O presidente da empresa reconheceu, no entanto, que houve dificuldade em obter preços de referência. "As operadoras privadas não entenderam que a Telebrás não é concorrente, mas uma operadora neutra. Elas tem resistência à Telebrás, portanto, tivemos que fazer pesquisa de mercado com os fornecedores de equipamento", explicou.

Denúncia
O diretor da Seteh Engenharia, Petrônio Augusto, denunciou que a concorrência foi combinada com as empresas Clemar e Zopone, e que os preços estão muito acima dos praticados no mercado. Ele disse ainda que sua empresa foi ignorada, como outras do ramo com mais experiência e que poderiam fornecer os equipamentos por custo mais baixo.

A empresa Clemar Engenharia enviou representante, que não tinha condições de prestar esclarecimentos e, portanto, teve a participaçãoi dispensada. A Zopone também não enviou representante. E a Eltek não respondeu o convite.

Continue acompanhando esta cobertura.

A audiência ocorre no plenário 13.

Reportagem – Geórgia Moraes / Rádio Câmara
Edição – Jaciene Alves

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.