Ciência, tecnologia e Comunicações

Sessão solene homenageia Secom e 11 anos da Agência Câmara

13/09/2011 - 08:05  

divulgação
cartaz agência camara
Agência Câmara completa 11 anos investindo na participação dos internautas.

A Câmara realiza hoje sessão solene no Plenário Ulysses Guimarães, às 10 horas, em homenagem à Secretaria de Comunicação (Secom), responsável por gerir o sistema de comunicação da Casa. Na sessão, também será comemorado o aniversário de 11 anos da Agência Câmara de Notícias, um dos veículos da Secom, que é integrada ainda pela Rádio Câmara, TV Câmara, Jornal da Câmara, além da Coordenação de Jornalismo, Relações Públicas, Divulgação Institucional e Assessoria de Imprensa.

O evento, proposto pelo deputado Domingos Dutra (PT-MA), contará com a presença de cerca de 50 estudantes de faculdades de comunicação, que também farão visita técnica aos meios de comunicação. Para Dutra, os veículos são fundamentais para divulgar o trabalho dos deputados, para elevar a credibilidade do Poder Legislativo, além de contribuir para o exercício da cidadania.

A diretora-adjunta da Secom, Patricia Roedel, afirma que o papel dos veículos de comunicação da Casa é fazer uma cobertura ampla e completa das atividades da Câmara e permitir que a população participe dos debates e efetivamente interfira no processo legislativo.

De acordo com a diretora-adjunta, o principal projeto da Secom hoje é a criação de uma Coordenação de Participação Digital. “O objetivo é reunir, por temas, as milhares de contribuições populares recebidas e fazer com que cheguem de forma mais efetiva aos deputados que discutem aquele determinado assunto”, explica.

Entre os canais de interatividade disponíveis hoje ao cidadão, Patricia destaca os chats (bate-papo) e enquetes sobre propostas em tramitação na Casa, promovidos pela Agência Câmara, e os programas da Rádio e da TV Câmara abertos à participação popular. Ela cita ainda a possibilidade de o cidadão comentar as notícias publicadas na internet e de ligar para o serviço gratuito 0800 619 619, para apoiar ou criticar propostas e fazer sugestões

Agência Câmara
No momento em que completa 11 anos, a Agência também procura ampliar os canais de interatividade com a população. A mais recente iniciativa nesse sentido foi estabelecer parceria com as comissões permanentes para permitir que internautas façam perguntas diretamente aos deputados ou aos participantes de audiências públicas sobre assuntos discutidos na Câmara.

Saiba mais sobre os produtos da Agência Câmara de Notícias.

Além de participar de chats, enquetes e comentar matérias publicadas, a população também pode acompanhar as notícias da Agência pelo Twitter, que conta com mais de 23 mil seguidores, e pelo Facebook, que tem mais de 2 mil “curtidores”. Os usuários também podem assinar um boletim eletrônico, distribuído por e-mail, com as principais notícias do dia, selecionadas de acordo com os temas de interesse do leitor.

A Agência produz notícias, em grande parte em tempo real, sobre as votações no Plenário e nas comissões, as audiências públicas promovidas pelas comissões, as reuniões de líderes e das bancadas parlamentares, entre outras atividades institucionais. Além disso, são produzidas matérias sobre as propostas em análise na Câmara e a pauta de votações. Todo o conteúdo é público e gratuito, podendo ser usado livremente desde que a fonte seja citada.

Conheça os demais serviços de comunicação da Câmara.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.