Ciência, tecnologia e Comunicações

Formação superior é fundamental para jornalistas, diz coordenador

23/06/2010 - 16:23  

O coordenador do curso de jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Leonel Azevedo de Aguiar, afirmou há pouco que a formação superior dos jornalistas é fundamental em sociedades “complexas” como a brasileira. "O jornalismo contemporâneo não é local de expressão de opinião, mas de produção de informações. A qualificação profissional é, portanto, importantíssima na apuração das notícias ", defendeu.

Ele participa de audiência pública da comissão especialComissão temporária criada para examinar e dar parecer sobre projetos que envolvam matéria de competência de mais de três comissões de mérito. Em vez de tramitar pelas comissões temáticas, o projeto é analisado apenas pela comissão especial. Se aprovado nessa comissão, segue para o Senado, para o Plenário ou para sanção presidencial, dependendo da tramitação do projeto. que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 386/09. O texto busca reverter decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que, em junho do ano passado, acabou com a obrigatoriedade do diploma para exercer o jornalismo.

Conforme o presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), Carlos Eduardo Franciscato, a qualificação profissional dos jornalistas é requisito para uma visão ética e humanística da informação. “Informação com qualidade é o melhor para sociedade", completou.

Decisão surpreendente
Já a professora Leise Taveira dos Santos enalteceu que blogs e redes sociais, como o twitter, são espaços de expressão social. Segundo ela, a decisão do Supremo de retirar a exigência do diploma surpreendeu a todos. "Para os estudantes a sensação foi de golpe", disse.

O debate prossegue no plenário 3.

Continue acompanhando a cobertura deste evento.

Reportagem – Geórgia Moraes/Rádio Câmara
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 386/2009

Íntegra da proposta