Ciência, tecnologia e Comunicações

Projeto prevê uso de GPS para localizar desparecidos

04/09/2008 - 17:19  

O Projeto de Lei 3797/08, do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), permite que as prestadoras de serviço de telefonia móvel aluguem suas redes para que outras empresas implantem sistema de localização de pessoas, por meio do GPS (Sistema de Posicionamento Global).

O objetivo é ajudar a encontrar pessoas desaparecidas e a rastrear idosos, deficientes e adolescentes que precisem de acompanhamento. "O GPS é um programa que tem prestado grandes benefícios ao setor de transporte e facilitado o deslocamento de pessoas", afirma Colatto.

O deputado acredita que, ao incentivar empresas a montarem redes de monitoramento, será possível popularizar um sistema de localização de pessoas pelo celular.

A proposta prevê que a família possa contratar o serviço de uma empresa que enviará informações em tempo real sobre a localização dos aparelhos cadastrados, via mensagens de texto ou acesso à Internet. O rastreamento será feito pela identificação do chip do aparelho celular.

Na avaliação do autor da proposta, futuramente o sistema poderia evoluir para o implante de chips subcutâneos em pessoas que necessitem ser monitoradas diariamente, em caso de comprovada necessidade, com base em laudo médico.

Uma grande vantagem para o Brasil, ressalta o deputado, é que o celular é o meio de comunicação mais popular, com cerca de 120 milhões de terminais em uso, inclusive pelas classes com menor renda per capita.

Tramitação
O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Seguridade aprova cadastro nacional de desaparecidos
Projeto prevê foto de desaparecido em carteira de cigarro

Reportagem - Newton Araújo Jr.
Edição - Patricia Roedel

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3797/2008

Íntegra da proposta