Ciência, tecnologia e Comunicações

Comissão debaterá regulamentação da biometria

11/10/2013 - 08:33  

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática vai discutir, na próxima quinta-feira (17), os benefícios e riscos envolvidos na utilização da biometria e como o País deve regulamentar a questão.

O foco do debate será o Projeto de Lei 3558/12, do deputado Armando Vergílio (PSD-GO), que regulamenta a proteção de dados pessoais e a utilização de sistemas biométricos. Também tipifica os crimes de modificação de dados em sistema de informações.

Conforme o texto, verificação biométrica é o método automatizado pelo qual a identidade de um indivíduo é confirmada.

O deputado Jorge Bittar (PT-RJ), que pediu a audiência, destacou que a utilização de sistemas biométricos no Brasil está crescendo, inclusive no cadastramento dos eleitores pelo Tribunal Superior Eleitoral. Ele ressalta que, além de vantagens, existem riscos envolvidos.

“Atualmente existem várias denúncias de espionagem cibernética internacional e queremos debater o tema de forma ampla, de modo que possamos ter mais subsídios para o tratamento da questão no País”, justificou.

Bittar também alegou que existem alguns pontos de conflito no projeto do deputado Vergílio. O texto não prevê, por exemplo, a quem caberá a fiscalização e a punição.

Foram convidados para a audiência:
- o coordenador-geral de Estudos e Monitoramento de Mercado da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, Danilo Cesar Doneda;
- o advogado e coordenador do Big Data da Prefeitura do Rio de Janeiro, Pablo Cerdeira;
- o professor do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília (UnB), Pedro Rezende;
- o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Giuseppe Dutra Janino;
- o consultor da Comissão de Informática Jurídica da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB-SP), Augusto Tavares Marcacini; e
- o diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Renato da Silveira Martini.

A audiência será às 9h30, no Plenário 11.

Da Redação/DC
Colaboração - Caroline Pompeu

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3558/2012

Íntegra da proposta