Ciência, tecnologia e Comunicações

Pequenos municípios terão centro de capacitação móvel, diz secretário

16/08/2011 - 11:52  

O secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio de Oliveira, afirmou há pouco que o ministério pretende criar laboratórios móveis (ônibus, caminhões ou barcos) para capacitação tecnológica da população em municípios de baixa densidade populacional, com menos de 10 mil habitantes. Em seminário sobre extensão tecnológica, que ocorre hoje na Câmara, ele detalhou o programa de implantação de Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) do ministério.

Segundo o secretário, será feita parceria entre entes públicos federais, estaduais e municipais para a implantação dos centros. Ele destacou que houve mudança no modelo dos CVTs nesta gestão: o programa técnico-pedagógico dos centros agora está a cargo de instituições federais de educação superior e escolas técnicas, às quais os CVTs terão de estar vinculados.

Segundo Oliveira, o foco dos centros será a extensão tecnológica, a inclusão digital e a educação profissional de base tecnológica. “Todos os CVTs terão um laboratório, uma área de estudos, uma sala de videoconferência e uma área administrativa”, explicou. “Os CVTs também poderão ser utilizados, pelo Ministério da Educação, para o ensino a distância”, complementou.

Ele lembrou que, atualmente, os CVTs são criados por iniciativa parlamentar. “Isso vai continuar, mas o ministério também quer fazer chamada pública para os interessados em constituir os centros, para tornar mais democrático o processo de criação”, destacou. Até o momento, o ministério apoiou a criação de 236 CVTs, instalados em todo o Brasil desde 2003.

O seminário sobre extensão tecnológica está sendo promovido pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; pelo Conselho de Altos Estudos; e pela Comissão Especial do Plano Nacional de Educação (PNE - PL 8035/10). O evento ocorre no auditório Nereu Ramos.

Continue acompanhando a cobertura deste evento.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.