Ciência, tecnologia e Comunicações

Banda larga na Região Norte terá mesmo preço do resto do País, diz ministro

06/04/2011 - 11:40  

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, garantiu há pouco que a internet de banda larga será oferecida pelo mesmo preço em todos os municípios, incluindo em regiões menos populosas, como a Região Norte. “Estamos trabalhando em soluções técnicas para isso”, afirmou o ministro, em audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática.

O autor do requerimento de audiência, deputado Silas Câmara (PSC-AM), lembrou que apenas 20% dos domicílios na Região Norte têm computador e 13,2% têm acesso à internet, enquanto na Região Sudeste a porcentagem de domicílios com computador chega a 43,7%, e 35,4% têm internet. Ele questionou as ações previstas pelo ministério para levar banda larga à região. “Não se pode tratar regiões diferentes como iguais”, afirmou. O deputado criticou ainda os altos preços e a qualidade do serviço de telefonia na região.

A deputada Dalva Figueiredo (PT-AP) também cobrou a inclusão do Amapá no Programa Nacional de Banda Larga.

Segundo Paulo Bernardo, o plano prevê que a banda larga esteja massificada na região em 2014, mas uma linha de transmissão da Eletronorte pode permitir o acesso ao serviço antes disso. “A concessionária que atende a região pediu R$ 8 milhões para o governo estadual para concretizar a oferta do serviço”, disse. Bernardo acredita que a quantia é pequena e poderá ser viabilizada.

A audiência prossegue no plenário 13.

Continue acompanhando esta cobertura.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.