Ciência, tecnologia e Comunicações

Comissão obriga Estado a pagar exame de DNA em corpo carbonizado

19/06/2009 - 19:42  

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou na quarta-feira (17) o Projeto de Lei 4426/08, do ex-deputado Paulo Lima (PMDB-SP), que responsabiliza o Estado pelas despesas relativas aos exames de DNA destinados a identificar corpos humanos carbonizados.

O relator, deputado Fernando Marroni (PT-RS), apresentou parecer pela aprovação. Para ele, no caso de identificação de corpos, os interesses do Estado prevalecem sobre os interesses privados, e por isso o governo deve pagar o exame.

Marroni acrescenta que a identificação do cadáver tem também como substrato o princípio da dignidade da pessoa humana. Ou seja, é um direito fundamental, tanto da pessoa falecida como de seus familiares. "E o Estado tem o dever de promover os direitos fundamentais consagrados na Constituição", acrescenta.

Segundo o autor, Paulo Lima, o projeto pretende evitar que a família do falecido, além do sofrimento experimentado com a morte e as despesas próprias do sepultamento, tenha que arcar com gastos elevados para identificar o corpo.

Tramitação
O projeto segue, em caráter conclusivo, para as comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias relacionadas:
Proposta define normas para realização de teste genético
CCJ aprova regras para uso de informações genéticas

Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro
Edição - Marcos Rossi

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4426/2008

Íntegra da proposta