Ciência, tecnologia e Comunicações

Etanol brasileiro pode ter programa de certificação

27/09/2007 - 14:22  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 1299/07, do deputado Márcio França (PSB-SP), que cria o programa de certificação sustentável para o etanol produzido no Brasil. O objetivo é estabelecer critérios mínimos de qualidade, sustentabilidade ambiental e respeito aos direitos trabalhistas.

O autor destaca que os riscos do aquecimento global colocaram a produção do etanol no centro do debate mundial. Portanto, em sua avaliação, a demanda por esse biocombustível deve aumentar em larga escala nos próximos anos. Entretanto, ele ressalta que a exportação brasileira de etanol pode sofrer restrições comerciais. "A União Européia exige que os exportadores de biocombustíveis certifiquem seus produtos e garantam a qualidade e a sustentabilidade da produção", explica. Portanto, em sua avaliação, a certificação garantirá ao Brasil ampliação do acesso ao mercado internacional.

Pelo projeto, os critérios para a certificação serão estabelecidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), com base nas condições de trabalho, gestão ambiental, uso e reuso da água, desmatamento e reflorestamento, técnicas sustentáveis de manejo, condições de transporte e aspectos físicos e químicos do produto final.

Participação nos royalties
A proposta prevê ainda um percentual de 5% a título de participação governamental nos royalties sobre a produção do combustível. Pelo texto, o valor será recolhido pelas usinas.

A receita será dividida entre estados, municípios e Ministério da Ciência e Tecnologia. O valor do royalty terá a seguinte distribuição:
- 50% aos estados onde ocorrer a produção do etanol;
- 15% aos municípios onde ocorrer a produção do etanol;
- 7,5% aos municípios onde ocorrer a produção de cana de açúcar e que não possuem usinas de beneficiamento;
- 7,5% aos municípios que sejam afetados pelas operações de transporte, embarque e desembarque de etanol;
- 20% ao Ministério de Ciência e Tecnologia, para financiar programas de amparo à pesquisa científica e ao desenvolvimento tecnológico aplicados à industria do etanol.

Para o autor, a participação governamental nos royalties se justifica porque a cultura da cana-de-açúcar causa efeitos devastadores sobre o solo, além de tomar espaço da pecuária e de culturas agrícolas tradicionais como laranja, café e milho. "Trata-se de uma compensação que será destinada à pesquisa e ao desenvolvimento", explica.

Maior produtor mundial
O Brasil é o maior produtor mundial de bioetanol, com quase 13 milhões de toneladas em 2005, seguido pelos Estados Unidos, com 11,8 milhões de toneladas. Segundo o deputado, há cerca de cem projetos de novas usinas em curso, que elevarão a produção do País de 3,5 bilhões de litros em 2006 para 28 bilhões de litros por ano até 2010.

As perspectivas para o mercado internacional também são de crescimento. "Estudos indicam que, até 2010, a União Européia precisará importar 246 milhões de litros ao ano para consumo próprio. No Japão, a demanda será de 773 milhões de litros/ano; nos EUA, 407 milhões; e na China, 71 milhões", explica. Portanto, em sua opinião, a certificação do produto é fundamental para o Brasil.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Minas e Energia; de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Stephanes: plantação de cana não derrubará floresta
Debatedores alertam para riscos dos biocombustíveis
Estudo mostra aumento do lucro de distribuidor de álcool
Governador quer culturas para biodiesel no Amazonas
Fórum nos EUA aborda experiências brasileiras com etanol
EUA vão eliminar tarifa do álcool, garante Jeb Bush
Aquecimento prejudicará biocombustíveis, diz pesquisador

Reportagem - Antonio Barros
Edição - Marcos Rossi

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1299/2007

Íntegra da proposta