Cidades e transportes

Comissão discute impacto nas cidades de greves no transporte público

Internautas poderão participar do debate pelo portal e-Democracia.

19/06/2012 - 12:38  

Câmara - Participação Popular - Selo internet - @

A Comissão de Desenvolvimento Urbano realiza hoje audiência pública para discutir o impacto das recentes greves dos meios de transporte público nas capitais e regiões metropolitanas do País.

A iniciativa do debate é do presidente do colegiado, deputado Domingos Neto (PSB-CE). Ele ressalta que, há mais de um mês, os metroviários estão parcialmente paralisados nas cidades de Belo Horizonte, Recife, Maceió, João Pessoa e Natal. Estima-se que o movimento afete cerca de 500 mil usuários nas cinco capitais.

O deputado ressalta ainda que, recentemente, Salvador enfrentou greve de ônibus e os empregados da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) também paralisaram suas atividades.

Investimentos
Domingos Neto destaca que o transporte público de qualidade é um dos maiores desafios dos centros urbanos e os transtornos diários relacionados à mobilidade urbana são agravados pelas constantes paralisações dos trabalhadores.

Se seu navegador não puder executar o áudio, <a href='http://www2.camara.gov.br/agencia/audios/13805a5d546.mp3' _fcksavedurl='http://www2.camara.gov.br/agencia/audios/13805a5d546.mp3'>obtenha o áudio</a> e salve-o em seu computador.

Ouça entrevista de Domingos Neto à Rádio Câmara.

O parlamentar aponta a necessidade de o Estado investir mais no transporte público para resolver os impasses trabalhistas. “As reivindicações dos operários vão além de questões salariais, uma vez que os órgãos representativos denunciam o descaso histórico do Poder Público que resulta na falta de condições adequadas de trabalho e de estrutura dos transportes públicos urbanos”, completa.

A melhoria do transporte coletivo, acrescenta o deputado, também vai servir para desestimular o uso irrestrito de motos e veículos, o que provoca engarrafamentos nas metrópoles.

Convidados
Além de representantes do Ministério das Cidades, da Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano (NTU) e da Associação Nacional dos Transportes sobre Trilhos (ANPTrilhos), foram convidados para o debate:
- o promotor de Justiça e secretário-executivo da Promotoria de Habitação e Urbanismo do Ministério Público de São Paulo, Maurício Antônio Ribeiro Lopes;
- o promotor de Justiça e secretário-executivo da Promotoria do Consumidor do Ministério Público de São Paulo, Gilberto Nonaka;
- o presidente da Cia Cearense de Transporte Metropolitano (Metrofor), Rômulo dos Santos Fortes;
- o presidente da Federação Nacional dos Metroviários (Fenametro), Paulo Roberto Veneziani Pasin;
- e o secretário-geral adjunto da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Salaciel Fabrício Vilela.

Participe
Quem quiser poderá assistir ao debate ao vivo e ainda participar de bate-papo on-line sobre tema promovido pela Coordenação de Participação Popular da Câmara. As principais perguntas serão lidas pelo presidente da comissão e poderão ser respondidas pelos convidados.

A audiência será realizada no Plenário 13, às 14h30.

Da Redação/MO

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.