Cidades e transportes

Projeto proíbe despejo sumário de inquilino de apartamento retomado por banco

19/04/2011 - 13:12  

Arquivo - Otavio Praxedes
Sandes Júnior
Para Sandes Júnior, é preciso mudar a legislação para tratar o inquilino de forma mais justa.

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 224/11, que elimina a possibilidade de despejo sumário (em 30 dias) de inquilino de apartamento que tiver sido retomado pelo banco por falta de pagamento das prestações, pelo comprador do imóvel.

O autor da proposta, deputado Sandes Júnior (PP-GO), considera “perversa” essa norma, que está em vigor desde 2004. “O justo é que o despejo do inquilino obedeça às normas da legislação comum”, afirma.

Ao revogar esse dispositivo, previsto na lei sobre o sistema financeiro imobiliário (9.514/97), o projeto remete o despejo nesses casos para a Lei do Inquilinato. Dessa forma, o inquilino tem mais tempo para desocupar o imóvel, pois a ação de despejo é mais demorada.

A norma que o projeto revoga estabelece que, se o imóvel retomado pelo banco estiver alugado, o banco poderá reavê-lo no prazo de 30 dias. A ordem de desocupação deverá ser feita no prazo de 90 dias após a retomada do imóvel. Essa condição deverá constar expressamente em cláusula contratual específica, destacando-se das demais por sua apresentação gráfica.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Rachel Librelon
Edição - Wilson Silveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 224/2011

Íntegra da proposta