Cidades e transportes

ISS sobre petróleo poderá ser cobrado no local de exploração

25/02/2009 - 16:38  

Projeto de Lei Complementar em tramitação na Câmara determina que as empresas de petróleo, gás natural e de outros minérios vão pagar o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) no município em que se der a exploração e o aproveitamento econômico do recurso mineral (PLP 437/08).

A proposta é de autoria do deputado Luiz Alberto (PT-BA) e altera a lei do ISS (Lei Complementar 116/03). Segundo o texto, o imposto será cobrado por todas as atividades que envolverem a exploração e o aproveitamento (ou exploração, no jargão técnico) do mineral, como pesquisa, perfuração e transporte.

Atualmente, o ISS é devido ao município onde está sediada a empresa, e não no local em que é executado o serviço. Para o deputado Luiz Alberto, essa regra causa distorções no arranjo federativo, pois as grandes empresas instalam-se nas regiões mais ricas, concentrando o ISS nesses locais.

Desconcentração
"O imposto acaba indo para os maiores e mais ricos municípios brasileiros, ainda que os serviços tenham sido executados em municípios mais pobres. Esse mecanismo transfere renda das regiões de baixa renda para as de alta renda", disse o parlamentar.

O PLP 437, segundo ele, tem como objetivo reverter em parte essa situação, desconcentrando o ISS em operações de petróleo, gás e minérios, que costumam movimentar muitos recursos.

Tramitação
O projeto será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois segue para votação em dois turnos no Plenário.

Notícias anteriores:
Lei sobre petróleo pode ser revista para garantir dividendos do pré-sal
Projeto altera aplicação do Fundo Constitucional do Norte

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PLP 437/2008

Íntegra da proposta