Cidades e transportes

Segurança aprova conselho penitenciário em municípios

02/06/2008 - 20:36  

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou, no último dia 28, o Projeto de Lei 2619/07, do deputado Zenaldo Coutinho (PSDB-PA), que amplia as atribuições dos conselhos penitenciários e torna obrigatória a instalação de um conselho em cada município onde haja presídio. O objetivo, segundo o autor, é permitir que esses colegiados tenham maior contato com as dificuldades enfrentadas nos presídios. O conselho é um órgão consultivo e fiscalizador da execução da pena, e está previsto na Lei 7.210/84.

A proposta muda a composição do conselho, que passará a ter representantes da prefeitura, do Poder Judiciário estadual e federal, do Ministério Público federal e estadual; e do Conselho Municipal de Assistência Social. Atualmente, ele é integrado por pessoas nomeadas pelo governador do estado, dentre professores e profissionais da área de Direito penal, processual penal, penitenciário e de ciências correlatas; e por representantes da comunidade.

Avaliação do sistema
O relator da proposta, deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), lembra que pela legislação atual não é obrigatória a existência de um conselho por município. Segundo ele, "a multiplicação dos conselhos será positiva sob o ponto de vista do aumento da quantidade de pessoas e instituições na análise e avaliação do sistema prisional e de suas diversas realidades regionais". De acordo com as regras em vigor, os conselhos emitem parecer sobre indulto e comutação de pena e inspecionam os presídios e serviços penais, entre outras tarefas.

Zenaldo Coutinho lembra que o papel dos conselhos é importante devido à situação precária do sistema. "Há notícias de que o grave acontecimento verificado no Pará, onde uma menor de idade foi colocada em uma cela com homens por falta de unidade feminina, ocorre habitualmente em vários estados", exemplifica. O deputado lembra que, segundo dados do Conselho Nacional de Política Criminal, seria necessária a construção de 250 presídios no País para suprir o déficit de 200 mil vagas.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado ainda pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Notícias anteriores:
CPI apresenta sugestões para melhorar presídios goianos
Agente penitenciário cobra melhores condições de trabalho
CPI quer punição a juíza que deixou menor presa com homens
Relator anuncia projetos de lei sobre sistema carcerário

Reportagem - Roberto Seabra
Edição - João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.