Trabalho, Previdência e Assistência

Proposta cria casas de apoio para adolescentes grávidas

12/01/2009 - 18:55  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 4239/08, do deputado Sandes Júnior (PP-GO), que cria o Programa de Casas de Apoio para atender adolescentes grávidas nas cidades em que for constatado alto índice de gestação em adolescentes.

As adolescentes deverão receber acompanhamento de médicos, psicólogos e assistentes sociais, cujo trabalho será fiscalizado por representantes do Poder Executivo.

O texto define que os recursos para a criação das casas deverão estar previstos no Orçamento Geral da União.

Aumento de casos
Desde 1970, segundo o parlamentar, os casos de gravidez na adolescência têm aumentado, em proporção inversa à idade das adolescentes grávidas. Enquanto isso, afirmou, a taxa de gravidez em mulheres adultas está caindo.

"Em 1940, a média de filhos por mulher era de seis. Essa média, calculada no ano de 2000, caiu para 2,3 filhos para cada mulher. Porém, o mesmo não acontece com as adolescentes", argumentou.

Sandes Júnior cita dados do IBGE, os quais apontam que o número de adolescentes grávidas entre 15 e 19 anos aumentou 15% desde 1980. "São cerca de 700 mil meninas se tornando mães a cada ano no Brasil. Desse total, 1,3% são partos realizados em garotas de 10 a 14 anos", relata.

Ele ainda destaca que a gravidez ocorre geralmente entre a primeira e a quinta relação, sendo o parto normal a principal causa de internação de brasileiras entre 10 e 14 anos.

Desconhecimento
O parlamentar também explicou que as principais causas da gravidez são o desconhecimento de métodos anticoncepcionais e a educação dada à adolescente, que provoca vergonha de assumir sua vida sexual ativa.

Por isso, as adolescentes utilizam métodos contraceptivos de baixa eficiência, como o coito interrompido e a tabelinha, ou simplesmente não os usam.

"Como esconde a gravidez, o atendimento pré-natal não é adequado. Podem ocorrer problemas como aborto ou dificuldade na amamentação", ressalta Sandes Júnior.

Tramitação
O projeto será analisado de forma conclusiva pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Rede pública poderá distribuir kit para teste de gravidez
Projeto cria cadastro nacional de gestantes
Proposta cria número telefônico para denúncias de aborto
PEC dá estabilidade ao pai durante gravidez da esposa

Reportagem - Adriana Resende/NA
Colaboração - Rayane Mello

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4239/2008

Íntegra da proposta

Mais conteúdo sobre