Agropecuária

Comissão aprova regras para aplicação aérea de agrotóxicos

22/12/2006 - 11:47  

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou na quarta-feira (20) regras para a aplicação de agrotóxicos por aeronaves. O Projeto de Lei 740/03, do deputado Dr. Rosinha (PT-PR), recebeu parecer favorável com emenda do deputado Babá (Psol-PA). O relator rejeitou o substitutivo que havia sido apresentado pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

De acordo com a proposta de Dr. Rosinha, os agrotóxicos só poderão ser aplicados por aeronave se o desvio do produto para áreas próximas não causar perda ou dano a plantações, a animais terrestres ou aquáticos, a áreas de proteção ambiental ou de preservação permanente e à saúde da população. O relator apresentou emenda ao projeto para incluir a fauna silvestre e as unidades de conservação entre os itens protegidos.

Também fica proibida a aplicação aérea de agrotóxicos que tenham em sua composição química o ácido 2,4-D (diclorofenoxiacético), por haver indícios de que o produto é cancerígeno.

Resíduos perigosos
Babá destacou que a utilização crescente de agrotóxicos não tem significado maior produtividade nem reduzido a fome no mundo, segundo estudos realizados nos Estados Unidos. Segundo o órgão de proteção ao meio ambiente americano, há 30 anos os agricultores usavam 25 mil toneladas de agrotóxicos por ano e perdiam 7% da lavoura antes da colheita. "Hoje, utilizam-se 12 vezes mais agrotóxicos e a perda antes da colheita é o dobro da que ocorria anteriormente", observou.

A utilização de agrotóxicos sem qualquer critério, continuou o relator, pode resultar em efeito inverso ao pretendido: criam-se pragas resistentes e é preciso usar cada vez maiores quantidades do produto.

Tramitação
Já aprovado pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, o projeto segue agora para análise em caráter conclusivo da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Lei dos Agrotóxicos pode ser simplificada em 2007
Brasil é líder em recolhimento de embalagem de agrotóxicos

Reportagem - Cristiane Bernardes
Edição - Noéli Nobre

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.