Agropecuária

Câmara aprova instituição do dia nacional do zootecnista

25/11/2016 - 13:00  

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Dep. Jerônimo Goergen (PP - RS)
O relator Jerônimo Goergen deu voto favorável ao projeto, e foi acompanhado pela comissão

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou, em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 619/15, da deputada Júlia Marinho (PSC-PA), que institui o dia nacional do zootecnista. A data será comemorada em 13 de maio, quando aconteceu a aula inaugural do primeiro curso superior da área no Brasil, em 1966.

A proposta segue para o Senado, caso não haja recurso para análise pelo Plenário.

A zootecnia é a busca de produtividade e rentabilidade na criação de animais e no desenvolvimento de produtos de origem animal (carne, ovos, leite e seus derivados). O zootecnista atua em toda a cadeia produtiva animal.

Para Júlia Marinho, o zootecnista tem ampla consciência de seu papel no desenvolvimento sustentável, tanto sob o aspecto produtivo e ambiental, quanto econômico e social. “Eles têm apresentado contribuições ao avanço social e econômico do País, pelo fomento à pecuária e ao desenvolvimento produtivo dos rebanhos”, disse.

A comissão acompanhou o voto do relator, deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), pela constitucionalidade, juridicidade e boa técnica legislativa do texto.

Atualmente, há 85 cursos de zootecnia, com mais de 11 mil profissionais formados.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Sandra Crespo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 619/2015

Íntegra da proposta