Agropecuária

Agricultura aprova penhora de madeira como garantia para crédito rural

04/09/2015 - 12:13  

 A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (2), proposta que inclui a madeira, os produtos madeireiros e demais mercadorias com origem em floresta plantada entre os itens passíveis de penhor agrícola. A medida está prevista no Projeto de Lei 723/15, do deputado Giacobo (PR-PR), e tem o objetivo de aumentar o leque de garantias a serem oferecidas em operações de crédito rural.

Reprodução/TV Câmara
Newton Cardoso Jr
Newton Cardoso Jr: medida contribui para o acesso a novos financiamentos

O texto acrescenta a medida ao Código Civil (Lei 10.406/02), que hoje prevê como objetos de penhor as máquinas agrícolas, as colheitas pendentes, os frutos armazenados, a lenha cortada, o carvão vegetal e os animais de serviço da propriedade.

O relator na comissão, deputado Newton Cardoso Jr (PMDB-MG), recomendou a aprovação da matéria. “Ao ampliar as alternativas a serem oferecidas em operações de crédito rural, a medida contribui para o acesso a novos financiamentos”, afirmou o parlamentar.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta