Agropecuária

Proposta cria fundo para subsidiar irrigação em pequenas e médias propriedades

11/09/2014 - 10:43  

Reprodução Tv Câmara
Gorete Pereira: a agricultura irrigada,

Deputada Gorete Pereira (PR-CE)

principalmente quando praticada  não dispõe de grande oferta de financiamentos ou de subsídios.

A Câmara analisa o Projeto de Lei 7070/14, da deputada Gorete Pereira (PR-CE), que destina 20% da arrecadação da União com a outorga do uso de recursos hídricos próprios para a criação de um fundo para subsidiar tarifas de energia elétrica de pequenos e médios produtores rurais que utilizem sistemas de irrigação em suas lavouras.

Pelo texto, a administração do novo fundo será feita, conjuntamente, pelo Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs) e pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

A deputada argumenta que a medida servirá de incentivo para atividades econômicas produtivas que contribuam para a fixação do homem no campo, sobretudo em regiões carentes de recursos hídricos e mais afetadas pelas desigualdades regionais.

“Acreditamos que a agricultura irrigada, principalmente quando praticada por pequenos e médios produtores rurais, não dispõe de grande oferta de financiamentos ou de subsídios para minorar seus custos e garantir a competitividade de seus produtos”, disse a autora.

Tramitação
O projeto será analisado conclusivamente pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 7070/2014

Íntegra da proposta