Agropecuária

Comissão realiza seminário sobre controle de alimentos de origem animal

16/10/2012 - 09:56  

Governo do ES
Agropecuária - Criação de animais - Animais - Rebanho 2
O Brasil é reponsável por 1/4 da carne vendida no mundo.

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural realiza hoje um seminário sobre controle sanitário de alimentos de origem animal, especialmente da carne bovina.

O presidente da comissão, deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), que solicitou o debate, explica que, recentemente, houve modificações relevantes no marco regulatório do sistema de inspeção e controle dos alimentos de origem animal. Uma instrução normativa do Ministério da Agricultura publicada no ano passado permite que estados e municípios possam realizar o mesmo controle que hoje é feito pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF).

A mudança tem gerado discussões na agroindústria brasileira. “Existem diferenças significativas na implantação de um sistema de inspeção conforme o nível federativo – município, estado ou união. A respeito disto, o Estado ainda não encontrou a melhor estratégia para organizar e integrar os sistemas de controle”, explica Raimundo de Matos.

Há 94 anos o SIF atesta a segurança da qualidade dos produtos de origem animal no Brasil. O carimbo com o SIF é a segurança de que a carne, o ovo, o queijo, todo produto de origem animal, tem procedência segura e pode circule pelo País e ainda ser exportado.

Os empresários estão preocupados em manter a confiança do mercado consumidor, principalmente do internacional. Isso porque o Brasil é um dos maiores produtores de carne do mundo, respondendo por 1/4 do mercado mundial.

Confira a programação do seminário:
14h – Abertura

14h30 – O mercado de carnes e as suas implicações econômicas e sociais para o País.
Convidados: professor do Núcleo de Estudos em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e da Comissão Nacional de Assuntos Políticos do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Júlio Barcelos.

14h50 – O controle sanitário da produção de alimentos de origem animal e a saúde pública.
Convidado: membro da Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária (CNSPV/CFMV), Marcelo Jostmeier Vallandro.

15h10 – O papel do Estado na condução dos sistemas de controle da inspeção de alimentos de origem animal. Convidada: coordenadora-geral de Inspeção do Ministério da Agricultura, Judi Maria da Nóbrega.

15h30 – A  visão da sociedade sobre o controle do Estado na saúde dos alimentos.
Convidada: professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Liris Kindlein.

15h50 – O papel dos agentes integrantes da cadeia produtiva da carne: uma análise sistêmica.
Convidado: pesquisador do Centro Nacional de Pesquisa de Gado de Corte Guilherme Cunha Malafaia.

A reunião será realizada a partir das 14 horas, no Plenário 6.

Da Redação/ND
Com informações da TV Câmara

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.