Agropecuária

Presidente da Emater-DF defende mudança para ampliar Pronaf

05/06/2012 - 18:22  

O presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), José Guilherme Leal, disse há pouco que o número de beneficiários do Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf) vem caindo. Por isso, segundo ele, as regras para o enquadramento dos agricultores no programa deveriam ser revistas.

Leal também afirmou que garantir crédito aos pequenos produtores sem garantir a assistência técnica para que otimizem sua produção "é quase um crime". "É preciso capacitar, por exemplo, os produtores que recebem a terra que tanto esperam na reforma agrária", declarou.

De acordo com o presidente da Emater-DF, a consolidação da assistência técnica permanente é fundamental para desenvolver o meio rural. "Mas, hoje, o arcabouço institucional do governo federal não é suficiente para garantir a universalização da assistência técnica. Não podemos pensar numa política nacional de assistência técnica rural sem ter recursos atrelados a ela", ressaltou.

Leal participou da audiência pública da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural sobre o Plano Safra 2012/13. O debate foi encerrado há pouco.

Reportagem - Renata Tôrres/Rádio Câmara
Edição - Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.