Agropecuária

Parlamentares debatem novo Código Florestal na Agrishow

30/04/2012 - 12:34  

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural promove nesta sexta-feira (4), em Ribeirão Preto (SP), debate sobre o novo Código Florestal Brasileiro e recursos para comercialização de produtos agropecuários. A palestra integra o 4º Encontro da Comissão de Agricultura na Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow).

O novo código, aprovado na semana passada, mantém as atividades agropecuárias iniciadas até 22 de julho de 2008 em áreas de preservação permanente (APPs), mas as demais regras de replantio da vegetação foram excluídas. Permaneceu no texto a necessidade de recomposição de um mínimo de 15 metros de mata nas áreas de preservação permanente (APPs) em torno de rios com até 10 metros. O texto ainda precisa ser sancionado pela presidente Dilma Rousseff.

Além dos integrantes da comissão, está prevista a participação do ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro; de senadores, do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, de secretários e deputados estaduais de SP.
Também foram convidados representantes de entidades como a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), a Federação da Agricultura do Estado de São Paulo e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo.

O encontro da comissão está marcado para as 14 horas, no auditório da Agrishow.

Feira do agronegócio
A reunião da comissão em Ribeirão Preto foi sugerida pelo deputado Duarte Nogueira (PSDB-SP). “A realização de feiras do porte da Agrishow, é uma clara demonstração da força do agronegócio brasileiro. O superavit em 2011 foi de 29,8 bilhões de dólares, quase 40% maior que o ano de 2010. Só no setor do agronegócio foi de 77,5 bilhões, resultado 24% maior que 2010 e o melhor desde 1997”, afirma o parlamentar.

A Agrishow é uma iniciativa da Associação Brasileira de Agribusiness (Abag), da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda) e da Sociedade Rural Brasileira (SRB).

Da Redação/ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.