Agropecuária

Projeto cria fundo para trabalhadoras rurais

12/03/2012 - 19:16  

Enio Bacci
Bacci: é notório que a mulher brasileira, em especial a trabalhadora rural, é discriminada.

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 3226/12, do deputado Enio Bacci (PDT-RS), que cria o Fundo Prol Trabalhadoras Rurais no âmbito do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O objetivo é facilitar a compra de máquinas e equipamentos agrícolas que possibilitem o aumento da produção da mulher no campo. Serão beneficiadas as trabalhadoras rurais organizadas na forma de micro e pequenas empresas.

Se aprovado, o fundo será gerido por um conselho administrativo e terá obrigatoriamente representantes do Ministério da Agricultura e da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).

Os recursos que constituirão o fundo serão previstos nos orçamentos da União, dos estados e dos municípios, além de outras fontes definidas no regimento interno do órgão competente.

“Em pleno século 21, é notório que a mulher brasileira, em especial a trabalhadora rural, é discriminada. Por meio desta proposta, pretende-se viabilizar o desenvolvimento do mercado de trabalho para a mulher ligada ao setor primário”, afirma Enio Bacci.

Tramitação
O projeto será analisado em conjunto com o Projeto de Lei 6277/09, sujeito à apreciação conclusiva pelas comissões.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Marcelo Westphalem

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3226/2012

Íntegra da proposta