Agropecuária

Subcomissão discutirá uso de energia renovável na agricultura

06/07/2011 - 08:48  

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural instalará nesta manhã uma subcomissão sobre uso de energias renováveis na agricultura e políticas públicas para a agricultura familiar e extensão rural.

A criação da subcomissão foi proposta pelos deputados Oziel Oliveira (PDT-BA), Zé Silva (PDT-MG) e Celia Rocha (PTB-AL). Oziel Oliveira - que propôs o estudo sobre uso de energia renovável - acredita que a luz solar presente todo o ano na região Nordeste e a força dos ventos nas regiões litorâneas podem ser usadas para produzir energia e gerar renda alternativa para milhares de agricultores da região. “Pelas dificuldades relacionadas ao clima, eles podem ter na energia renovável uma forma de sustento para suas famílias.”

O outro tema da subcomissão (políticas públicas para a agricultura familiar) foi proposto pelos deputados Zé Silva e Celia Rocha. Segundo eles, é preciso estudar e propor ações de integração entre os diversos programas governamentais e demais instrumentos de políticas públicas, como o acesso ao crédito pela agricultura familiar em percentuais compatíveis com sua participação no PIB agroindustrial.

Após a instalação, marcada para as 9h10, no Plenário 6, serão eleitos o presidente e os vice-presidentes do grupo.

*Matéria atualizada em 6/7.

Da Redação/WS

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.