Agropecuária

Agricultura rejeita isenção de imposto territorial para quilombolas

12/05/2010 - 18:34  

Arquivo - Sônia Baiocchi
Antônio Andrade disse que o projeto colide com a legislação em vigor.

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural rejeitou nesta quarta-feira o Projeto de Lei 2853/08, do deputado Domingos Dutra (PT-MA), que concede isenção do Imposto Territorial Rural (ITR) a imóveis de remanescentes de quilombos.

O relator, deputado Antônio Andrade (PMDB-MG), considerou que a proposta colide com a redação do Decreto 4.887/03, que regulamenta a posse de terras desse tipo.

Para ter direito ao benefício, segundo o projeto, o proprietário deverá explorar a terra só ou com a sua família. "Porém, o decreto determina que a titulação se dará por outorga de título coletivo”, lembra o relator. Assim, segundo ele, fica excluída definitivamente a hipótese de posse individual de glebas no caso de imóveis de remanescentes de quilombos.

O autor do projeto alega que essas terras têm função social semelhante àquela das destinadas à reforma agrária, e por isso também deveriam ser isentas do ITR.

Tramitação
A proposta ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de seguir para votação no plenário da Câmara.

Reportagem – Maria Neves
Edição – João Pitella Junior

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2853/2008

Íntegra da proposta