Política e Administração Pública

Deputados de oposição defendem MP que atende a agricultores de Sudam e Sudene

13/09/2016 - 17:07  

Assista ao vivo

O deputado José Airton Cirilo (PT-CE) defendeu há pouco a importância da Medida Provisória 733/16 para atender a uma demanda histórica de agricultores da região da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), que vêm sofrendo há anos com as consequências da estiagem.

A medida provisória concede descontos para quitação ou renegociação de dívidas a esses agricultores. “São cinco anos de seca consecutiva. Muitos aqui não têm a dimensão da gravidade do que nós estamos enfrentando”, disse o deputado cearense.

“O texto da medida provisória vai ao encontro das necessidades de muitos agricultores que, em razão da dificuldade de produzir, não têm a mínima condição de pagar suas dívidas. São mais de 800 mil produtores nessa situação”, completou.

Mesmo fazendo oposição ao governo Temer, o líder do PDT, deputado Weverton Rocha (MA), também comentou a situação dramática de agricultores em razão da seca e disse que não há como deixar de analisar matérias como essa.

Rocha adiantou que irá defender emenda que transfere o pagamento das dívidas programadas para esse ano para o final dos financiamentos contraídos pelos agricultores. “É um folego para incentivar o homem do campo. Vamos estimular a produção, o emprego e a renda”, sustentou.

Da mesma forma, o líder do PCdoB, deputado Daniel Almeida (BA), disse que a medida provisória é extremamente necessária. “Recentemente, circulando pela Bahia, eu era questionado por agricultores familiares sobre quando eles poderiam renegociar suas dívidas, porque eles queriam ter o nome limpo para voltar a ter crédito e voltar a plantar”, disse.

O deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), por sua vez, lembrou que os pequenos agricultores é que produzem a maior parte dos alimentos do País; ele defendeu a aprovação da proposta que prevê a renegociação de dívidas agrícolas com descontos que variam de 10% a 95%.

Mais informações a seguir

Acompanhe a sessão também pelo canal oficial da Câmara dos Deputados no YouTube.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Sandra Crespo

Tempo real:

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PLP 25/2007

Íntegra da proposta