Política e Administração Pública

Comissão vai analisar a inclusão do acesso à água entre os direitos constituicionais

26/03/2015 - 10:17  

A Câmara dos Deputados instala nesta manhã uma comissão especial para analisar uma proposta de emenda à Constituição que inclui a água entre os direitos sociais (PEC 39/07).

A PEC altera a Constituição para incluir o acesso à água entre os demais direitos sociais: educação, saúde, alimentação, trabalho, moradia, lazer, segurança, previdência social, proteção à maternidade e à infância e assistência aos desamparados.

Após a instalação da comissão, prevista para as 10 horas no plenário 8, serão eleitos o presidente e os vice-presidentes do novo colegiado.

A proposta (PEC 39/07) é do deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE). Para ele, a medida vai estimular ações integradas de preservação dos mananciais. "A nossa proposta não visa só a obrigatoriedade do gestor de dar acesso à água potável: é para fazer programas de conscientização, de revitalização do meio ambiente e de garantia de que possamos ter investimentos paralelos na questão dos resíduos sólidos – que, muitas vezes, poluem essas águas – e do saneamento. São coisas interligadas."

Saiba mais sobre a tramitação de PECs.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 39/2007

Íntegra da proposta