Política e Administração Pública

Câmara aprova cargos para diversos órgãos governamentais

07/12/2012 - 17:14  

O Plenário aprovou o Projeto de Lei 2205/11, do Executivo, que cria 2.757 cargos em diversos órgãos governamentais. O impacto orçamentário da proposta é de cerca de R$ 167 milhões, mas ocorrerá conforme forem realizados os concursos públicos. A matéria será analisada ainda pelo Senado.

O texto aprovado é do substitutivo da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, de autoria do deputado Jovair Arantes (PTB-GO). Ele acrescentou ao projeto a criação de 1,2 mil cargos de Analista de Controle Interno do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o deputado, a atividade de auditoria realizada por profissionais da carreira da Previdência, Saúde e Trabalho não conta com estruturação adequada.

Os servidores já lotados e em exercício no Departamento Nacional de Auditoria do SUS receberão a remuneração estabelecida pelo projeto para o novo cargo de analista, a partir da publicação da lei. A remuneração será composta por vencimento e pela Gratificação de Desempenho de Atividades de Analista de Controle Interno do SUS (Gdasus).

Comércio exterior
Para trabalhar no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, o texto cria 330 cargos de analista de comércio exterior.

Na Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), são criados 89 cargos de Analista Técnico-Administrativo.

Também na área administrativa o projeto cria cargos de nível intermediário para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa – 93), para o Departamento de Polícia Rodoviária Federal (260) e para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes (400).

Infraestrutura
Com o objetivo de melhorar as atividades de formulação de políticas públicas do setor de infraestrutura, principalmente vinculadas a obras do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), o projeto cria 100 cargos de Especialista em Infraestrutura Sênior e 150 de Analista de Infraestrutura.

Cargos em comissão
Outros 135 cargos em comissão são criados pelo projeto, destinados à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (13), à Agência Nacional do Cinema (Ancine - 17) e ao Ministério da Educação (105).

Um destaque aprovado pelo Plenário retirou do texto a criação de outros 27 cargos em comissão, porque a Medida Provisória 575/12 já tinha incorporado sua criação. Desse total, três vão para o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, do Ministério da Integração Nacional. Os outros 24 cargos incorporados à MP servirão para estruturar o serviço de controle de dopagem nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, a cargo do Ministério do Esporte.

Reportagem - Eduardo Piovesan
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2205/2011

Íntegra da proposta