Política e Administração Pública

População acompanha projetos de combate à corrupção, diz deputado

18/10/2012 - 20:22  

Alexandra Martins
Dep. Eduardo Gomes (PSDB-TO)
Eduardo Gomes: cidadão participa dos debates pelas redes sociais.

O 1º secretário da Câmara, deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO), disse que a população brasileira acompanha os projetos de lei destinados ao combate à corrupção. “A população acompanha de perto, através dos órgãos de comunicação, das redes sociais e de todos os instrumentos de divulgação”, declarou o parlamentar.

Gomes participou nesta quinta-feira (18) do 1º Seminário sobre Boas Práticas em Contratações Públicas, realizado na Câmara.

"A população tem o seu anseio atendido quando vê que o seu representante no Congresso está debatendo instrumentos de fiscalização. Foi assim na Lei da Ficha Limpa e também com a Lei de Licitações. O importante é que exista uma permanente discussão sobre a eficiência, o conteúdo e a razão de cada proposta."

Lavagem de dinheiro
Também no seminário, o secretário nacional de Justiça, Paulo Abrão, ressaltou que, em 2012, o Congresso concluiu a aprovação de proposta que atualiza a lei contra a lavagem de dinheiro (Lei 9.613/98). A proposta foi transformada na Lei 12.683/12.

"A melhor estratégia de combate ao crime organizado é atingir sua capacidade de financiamento, é tirar a capacidade de se articular e se replicar no futuro”, disse Abrão.

Entre as ações recentes de combate a esse crime, Abrão citou os laboratórios contra a lavagem de dinheiro, instalados pelo Ministério da Justiça em parceria com secretarias estaduais de Segurança Pública, com o Ministério Público e com as polícias civis. “São laboratórios que usam a tecnologia da informação, com softwares que podem ajudar em investigações de crimes de lavagem de dinheiro.”

Segundo o secretário, existem laboratórios em 16 estados e, até o final do ano, mais 8 serão instalados.

Alexandra Martins
Eliana Calmon (Ministra do STJ)
Eliana Calmon: Lei de Licitações precisa ser revisada.

Licitações
Para a ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Eliana Calmon, o combate à corrupção também precisa incluir o setor de licitações. A ministra pediu alterações na Lei de Licitações (Lei 8.666/93) para evitar o direcionamento de processos licitatórios.

"A lei é muito minuciosa. E essas minúcias têm provocado a proliferação dos contratos emergenciais, do continuísmo de contratos superfaturados pela urgência", disse a ministra.

"Temos informações de que existem servidores prestando serviços para as empresas que participam das licitações, colocando palavras nos editais que, posteriormente, vão acabar gerando a anulação do edital. Nesse momento, começa a grande corrupção, que são as contratações emergenciais. Ou seja, o excesso de legalismo acaba abrindo portas para os desvios. É preciso desburocratizar a atividade pública."

Troca de experiências
O 1º Seminário sobre Boas Práticas em Contratações Públicas é promovido pela Câmara em parceria com a Secretaria Executiva da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla).

A Enccla é uma iniciativa do Ministério da Justiça que reúne cerca de 60 órgãos dos Três Poderes, Ministério Público e sociedade civil, para trocar experiências e traçar ações e metas para o combate à corrupção.

O seminário prossegue nesta sexta-feira (19).

Confira a programação.

Reportagem – Daniele Lessa/Rádio Câmara
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.