Política e Administração Pública

Câmara divulgará salários dos servidores a partir de 31 de julho

16/07/2012 - 18:04  

J.Batista
Presidente Marco Maia
Marco Maia: cidadão poderá recorrer, caso não consiga a informação desejada.

O presidente da Câmara, Marco Maia, anunciou, nesta segunda-feira, que a página da Câmara na internet passará a divulgar os salários dos servidores, ativos e inativos, a partir do dia 31 de julho.

Segundo o presidente, serão divulgados os nomes dos funcionários e o valor das remunerações, inclusive as horas extras. "Na sequência, todo último dia útil de cada mês, será feita a atualização e a complementação de dados relativos àquele mês", explicou.

No total, foram assinados hoje seis atos da Mesa Diretora relacionados à Lei de Acesso à Informação. Além do salário, também serão divulgadas informações referentes à cota parlamentar, que incluem os gastos dos deputados. O cidadão poderá ter acesso inclusive às cópias digitais das notas fiscais apresentadas pelos parlamentares para justificar os gastos.

Marco Maia esclareceu que alguns dados são considerados sigilosos, como é o caso da planta arquitetônica da sede da Câmara. Isso se deve, segundo ele, a questões de segurança. Também são consideradas sigilosas as informações de natureza pessoal, relativas à intimidade e à vida privada, honra e imagem dos servidores, como a identificação de cônjuges e filhos, endereço das residências, números de telefones pessoais, número do CPF e de outros documentos.

Conforme explicou o presidente Marco Maia, caso não consiga acessar a informação desejada ou necessitar de mais detalhes, o cidadão também poderá recorrer e fazer a solicitação aos órgãos competentes da Casa.

* Matéria atualizada às 19h11.

Reportagem – Idhelene Macedo/Rádio Câmara
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.