Política e Administração Pública

Mantega aceita discutir índice de reajuste das dívidas estaduais, diz deputado

23/05/2012 - 19:29  

Beto Oliveira
Dep. Vaz de Lima (PSDB-SP, 1º vice-coordenador) e dep. Cândido Vaccarezza (PT-SP, coordenador)
Vaccarezza (D): "Todo mundo sabe que o IGP-DI não é um bom índice."

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, não acolheu as propostas dos deputados para reduzir a dívida dos estados com a União, mas reconheceu a necessidade de se alterar o índice usado para reajustar os valores, atualmente o IGP-DI. A informação foi dada pelo deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), coordenador do grupo de trabalho criado pela Câmara para propor uma solução para a dívida, que já soma R$ 432,3 bilhões.

O parlamentar se reuniu com Mantega no Ministério da Fazenda, nesta quarta-feira (23). O encontro ocorreu após tentativas do grupo de trabalho de marcar uma audiência pública com o ministro, na Câmara.

Vaccarezza disse que apresentou as principais propostas do grupo, como a de alterar o índice indexador para o IPCA, mais juros de 2% ao ano, e a de criar um fundo que receberia parte do valor pago pelos estados. Esses recursos retornariam aos estados para serem aplicados em infraestrutura.

“O ministro não concorda com a criação do fundo porque ele entende que seria uma forma de reduzir a dívida dos estados. Pela ótica da União, se reduzir a dívida dos estados, aumenta a dela”, declarou o deputado.

O coordenador do grupo disse ainda que, para Mantega, é aceitável discutir o uso da Taxa Selic como indexador no lugar do IGP-DI, que é usado para regular a dívida da União. “O ministro se mostrou aberto para discutir essa questão. Todo mundo sabe que o IGP-DI não é um bom índice”, afirmou.

A intenção do grupo de trabalho é votar um relatório final até a próxima semana e apresentar o texto ao Colégio de Líderes no início de junho.

Matéria atualizada às 19h38.

Reportagem – Jaciene Alves
Edição – Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.